sábado, 24 de março de 2012

Diário de Dieta - O Fim?

Olá, meninas!!

     Hoje, vim conversar com vocês sobre as metas que tracei para minha dieta lá no início de dezembro de 2011. Não sei se vocês estão lembradas de como tudo começou, por isso, vamos rever um pouco de como eu estava quando dei um basta e decidi EMAGRECER.

ANTES

Altura: 1,61
Peso: 63kg
Manequim: 42 (apertado!)
Meta: Perder 8kg

O que mais me chateava era a minha própria falta de vontade de parar de comer. Era complicado parar de compensar na comida a ansiedade e as frustrações que sentia por morar longe de casa, por me sentir sozinha, por sentir saudade da família e ter que pagar um preço alto pelas minhas escolhas. 

    Quando decidi emagrecer foi bem fácil. No começo, tudo é. Foi da noite para o dia, mas não sem planejamento. Eu vinha a alguns meses pensando em como fazer para me sentir bem comigo mesma de novo, sabia que o caminho era árduo e exigia esforço, por isso esperei o semestre terminar. Nas férias a gente tem duas opções: comer, passear e esquecer da rotina, ou se organizar e fazer dieta - o que foi meu caso. O tempo livre e o tédio ajudaram bastante a ter vontade de ir na academia, pelo menos era alguma coisa para fazer no dia. Dormir não ia resolver meus problemas com a balança, comer, menos ainda.

meiaspalavras.wordpress.com 
    Outro fator decisivo para tomar coragem foi meu namorado. Ele, desde o inicio, fortaleceu minha decisão, mas nunca me pressionou. Magicamente, ele conseguia me fazer sentir bem, e conversando comigo, me estimulou a maximizar essa sensação de bem estar através do cuidado comigo mesma. Os amigos, principalmente o Léo Vinn, foram outra peça chave. Parar de sair para comer porcarias como xis e batata frita foi um UP na minha dieta. Além disso, como dividimos o ap, Léo e eu, optamos por beber shake, comer salada, tomar refrigerante só nos finais de semana e tomar mais água. Um ajudando o outro a não desistir. Até porque, vamos combinar que é horrível estar de dieta quando todo mundo a sua volta se entope de gorduras e bobagens e você está no alface com água. HUheuHUEHUe

Almoço dos dias de dieta: diversos tipos de salada, carne feita sem gordura, massa ou arroz em pequenas quantidades.
     Parar de beber também foi uma das alternativas emergenciais para perder peso. Parece mentira, mas a cerveja, a vodka e as bebidas em geral tem muitas calorias. Na real, não tem muuuuita, muuuita, no entanto como ninguém fica só em uma latinha, já complica a dieta. Hoje, bebo com moderação, lá de vez em  quando, e não tenho mais vergonha de ir na festa e pedir água, sei que no final das contas é bem melhor para o meu corpo!

gentlemansporbrunolucena.blogspot.com 
     Uma ideia boa que tive foi ter uma listinha de alimentos consumidos no dia colada na geladeira. Cada vez que a abria para comer qualquer coisa, anotava na lista o que era e quantas calorias. No final do dia, não podia ultrapassar 1700, contando que tivesse feito academia ( 30 min de esteira + musculação + 30 de elíptico ), senão era menos, em torno de 1200 kcal. No domingo, único dia que me dei sem academia, comia mais livremente. Isso, no entanto, só durou algumas semanas, meu estômago diminuiu tanto que nem imagino como cabia xis + fritas + maionese + refri + ruffles + chocolate...tudo numa refeição só! #credo

     
       Um dos objetivos condutores da minha dieta era usar biquíni na praia. Vencendo toda a vergonha que eu ainda sinto, consegui não usar um camisetão por cima da roupa de praia. Confesso que foi estranho pra caramba! Pouca roupa assim só dançando, mas é outro contexto, então, quase morri de vergonha. Mas foi bom pela superação. De longe eu não era a mais feia da praia, nem a mais bonita, contudo não me sentia um monstro que deveria estar escondido em casa. HuheuheuHEuheuhUHEU Lógico, a foto não posto de jeito nenhum, ainda falta um bom tempo para me sentir bem com isso...

     Bom, vou parar com o suspense, quem me vê no dia a dia já pode notar a mudança, que saiu do corpo e passou também para os cabelos, agora curtos e com luzes claras. A transformação no visual precisava ser marcada por algo que eu realmente achasse legal, no meu caso, foi cortar os cabelos curtos. Como meu rosto é oval, e mais gordinha, ficava bem arredondado, o corte perto do queixo não ajudava, ao contrário, aumentava mais as bochechas, então, agora, celebrei minha dieta cortando as madeixas do jeito que queria. 

Foto Tirada dia 09.03.2012

DEPOIS

Altura: 1,61
Peso: 56,200
Manequim: 38

Total: 7kg a menos na balança!!!!!!!


Bom, gente, que é estranho mudar tanto em 4 meses, é, mas eu estou curtindo a experiência.  
NÃO PENSEM QUE PAREI POR AI. Para cada kg que perdi preciso fazer 1 mês de manutenção, para não voltar a engordar e ficar no efeito sanfona, então, na verdade, estou só começando! Se bem que depois que a gente vê que funciona mesmo, motiva, sabe?

O mais importante que aprendi nisso tudo é ter paciência e não esperar milagre. Muita gente me perguntou "o que tu tomou", e na verdade, só tomei shake mesmo. Não tem nenhuma solução mirabolante, um remedinho mágico, é esforço, disciplina, força de vontade e paciência, o resto, vem com o tempo. Hoje, quando recebi minha avaliação física na academia fiquei feliz até as últimas: ESTOU NO PESO IDEAL!! (o primeiro peso listado, 59, é da segunda avaliação física que fiz, quando já estava começando a emagrecer!)


     Foi uma caminhada e tanto! Uma caminhada que não terminou, só mudou de estrada. Agora é continuar me cuidando, o pior já passou! Ainda estou longe do corpo perfeito, agora quero ficar sarada, mas estou satisfeita comigo mesma, com meu esforço todo, e acho que é a primeira vez na vida que isso acontece. E sabe, é uma SENSAÇÃO MARAVILHOSA que vale muito a pena!

     EXPERIMENTE-SE!!!!!!
      
     Beijos,
     

2 comentários:

  1. Boa Tarde!!!!

    Estou precisando dessa motivação também... Será que você pode me mandar a tua dieta por email???
    karen_sperb@hotmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Karen,

    Seguinte, eu não recomendo dieta, porque cada pessoa tem um perfil, um tipo físico, realiza uma série de atividades diárias, exercícios ou não. A dica que posso te dar é cortar frituras, refris, bebidas alcóolicas e doces. Deixa só um dia na semana mais livre. Exercício ajuda em muito!! 1h de caminhada, por exemplo, em um ritmo mediano, cerca de 6.5km-h pode perder até 450kcal. Vale a pena tentar! E para a dieta, consulte uma nutricionista, ela vai adequar o cardápio a sua rotina e você não passará fome!!

    Beijos

    ResponderExcluir