segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Diário de Dieta – As frustrações


Bom, meninas, se fazer dieta fosse um Paraíso, convenhamos, que nenhuma de nós teria problema para perder ou ganhar peso, né? Os resultados são sempre a maior motivação para se manter firme e forte no objetivo, mas as privações, o cansaço e a perda gradual de peso são fatores bem consideráveis na hora de fazer a gente desistir de emagrecer e comer uma barra inteira de chocolate.

O início da dieta é sempre bom! O peso vai que é uma maravilha e só a mudança de alimentação e algumas restrições já são suficientes para deixar vários kg para trás. No entanto, a medida que o tempo passa, aquelas últimas gordurinhas que faltam para você se sentir bem com seu corpo parecem não querer largar nunca. Na balança, não é diferente, parece que aquele diacho de marcador emperrou num valor e não sabe sair. Nessa hora que a paciência vai embora e a gente começa a questionar a validade de todo esse sacrifício.

corpoacorpo.uol.com.br

É super normal esse momentinho de frustração: todo mundo que tenta de verdade emagrecer passa por ele. O que não dá para fazer é desistir ou se deixar abater tentando fazer o peso ir embora de uma vez só, pois todo esse trabalho com o corpo pode se tornar uma doença bem séria como ANOREXIA, BULIMINA OU VIGOREXIA.

Sei que para muitas de vocês falar desse assunto é bem chato ou não tem fundamento, mas já vi diversas pessoas passarem por esses problemas e acho legal colocar aqui, conversar sobre, e quem sabe, ajudar algumas pessoas a não entrarem nessa furada. Por que é furada sim! Pode ser até que você emagrece, mas a custo de saúde, sanidade, beleza e felicidade!!

Como não sou médica, dei uma pesquisada em sites relacionados ao assunto para trazer a vocês precisamente o que é, como se configura e o que causa essas doenças no organismo da gente. Assim, não corro o risco de fornecer informações errôneas e acabar assustando alguém que não tenha nada a ver com isso. Se você tiver dúvidas sobre essa ou outras doenças, procure seu médico, ele é e sempre será a pessoa certa para lhe dar um diagnóstico.

ANOREXIA é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
 O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
(...) A idade média em que surge o problema são 17 anos. Encontramos muitos primeiros episódios entre os 14 e os 18 anos. As mulheres são largamente mais acometidas pela anorexia, entre 90 e 95% dos casos são mulheres.” (Fonte: http://www.psicosite.com.br/)


turvoativo.com.br

BULIMIA – É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
Basicamente é um paciente com vergonha de seu problema, com sentimento de inferioridade e auto-estima baixa. O paciente reconhece o absurdo de seu comportamento, mas por não conseguir controlá-lo sente-se inferiorizado, incapaz de conter a si mesmo, por isso vê a si como uma pessoa desprezível. Procura esconder dos outros seus problemas para não o desprezarem também. 
Os pacientes bulímicos geralmente estão dentro do seu peso ou um pouco acima. Tentativas de dieta estão sempre sendo realizadas. Tentativas de adaptar os afazeres e compromissos rotineiros com os episódios de ingestão e auto-indução de vômito tornam seu estilo de vida bizarro, pois os episódios devem ser feitos às escondidas, mesmo das pessoas íntimas. Uma alternativa para a manutenção de seu problema escondido é a opção pelo isolamento e distanciamento social, que por sua vez gera outros problemas. Assim como a anorexia a Bulimia geralmente ocorre no adolescente, predominantemente nas mulheres.” (Fonte: http://www.psicosite.com.br/)


delas.ig.com.br

VIGOREXIA “A vigorexia, também é conhecida como Síndrome de Adônis ou overtraining, ainda não é catalogada como uma doença. O grande risco, na verdade, além das lesões musculares que pode causar, é a associação a outros distúrbios. "Esses pacientes, de tão isolados que ficam, acabam tendo outros problemas psíquicos, como a depressão", explica o professor Niraldo de Oliveira Santos, da divisão de Psicologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Ele ainda faz outro alerta sobre o problema, dizendo que muitas pessoas recorrem a cirurgias plásticas, sem a menor necessidade, para complementarem a busca pelo corpo "ideal". "Elas querem fazer uma cirurgia de nariz, um implante de cabelo... teoricamente, o cirurgião deveria perceber (que se trata de vigorexia), mas vai depender do profissional e da competência dele", afirma.
Como é um problema diretamente ligado à auto-estima da pessoa, o reconhecimento do transtorno nem sempre é fácil.” ( Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/)

thomaz-silva.blogspot.com

Bom, meninas, vou dar algumas dicas para vocês não entrarem nessa onda:

1.       Comam de 3 em 3h, bem pouco, para não sentir aquela fome monstruosa nas principais refeições e não correr o risco de exagerar demais na comida.

2.       Tenha um objetivo claro. Um exemplo ótimo é “entrar na calça tal”. Nada impossível, mas saiba que ao chegar nele está na hora de parar.

3.       Converse com uma pessoa de confiança, aquela que SEMPRE vai te dizer a real, assim você saberá que ele vai sempre querer teu bem e te ajudar.

sabetudo.net

4.       Se você exagerar em um dia, relaxe, respire fundo e comece de novo. Evite chutar o balde só por que você comeu mais do que deveria. São esses excessos que acabam realmente lhe dando mais peso.

5.       Caso você sofra com muita ansiedade e o exercício não resolva, procure um médico. Há excelentes opções de alimentação, remédios fitoterápicos e até mesmo medicamentos mais fortes, caso seja necessário. Não tenha vergonha de se tratar!

6.       Tente ver sempre as coisas boas da dieta: a leveza, a reeducação alimentar, a melhora no humor, a barriguinha diminuindo e, até mesmo, a economia de dinheiro, já que agora você não gasta muito em lanches.

7.       Reserve um dia na semana para não ser tão exigente com você mesmo. Tome um refri, coma umas fritas, libere-se um pouco. Tente, claro, não extrapolar, mas aproveite esse dia para viver fora das regras do dia a dia.

8.       Valorize-se!!! É fundamental! Diga a si mesma que tuuuudo até agora é mérito seu e que o resto vai ser fácil, afinal, você já provou que consegue!

estilonandafranco.blogspot.com

Bom, meninas, por hoje é só.

Beijos enormes,


Nenhum comentário:

Postar um comentário