sábado, 5 de novembro de 2011

Papo Sério - Consumo Consciente


Como já havia comentado nos cantinhos do blog, não é só de compras que vivem as mulheres! Então, a postagem de hoje vai tratar – brevemente – do Consumo Consciente. Sei que o tema pode ser chato para alguns, mas tire uns minutinhos do seu dia para pensar junto comigo sobre a responsabilidade que temos frente ao nosso planetinha.

Imagem do site ( www.samshiraishi.com)
A sociedade gira em torno do consumo. Atualmente, os recursos naturais do planeta conseguem “dar conta” da população em geral. No entanto, a previsão é que, em 50 anos, precisaremos de mais planetas para suprir todas as necessidades básicas das pessoas da Terra. Não sei quanto a vocês, queridos, mas pra mim esses dados são assustadores! Isso que nem comentei sobre a má distribuição desses recursos naturais, é do conhecimento de todos que nem toda a população mundial tem livre acesso à água potável, por exemplo.

Agora vocês me perguntam: “Nee a gente tem que parar de comprar, beber e sair”. O ideal – anote bem essa palavra – seria que as pessoas reestruturassem sua forma de vida e tornassem o dia a dia menos poluente, menos devastador e menos consumista. O que eu, particularmente, acho bastante complicado, visto que envolve a mudança de cultura de diversas nações através do mundo, mexe com interesse das trans e multinacionais e sacode com todo sistema econômico vigente. A questão a se pensar é que não é só porque não posso mudar o mundo de uma vez só que eu não farei a minha parte. É justamente nesse ponto, onde apontamos nossas responsabilidades diárias, e entramos no chamado Consumo Consciente.
Imagem do site ( comunidade.jangadeiroonline.com.br)

O consumo consciente visa diminuir os estragos causados pelas nossas ações à Terra e ampliar, de forma significativa, os resultados positivos dessas atitudes. Por exemplo, evite o desperdício de água, não deixe luzes ligadas sem necessidade, evite jogar alimentos fora se ainda estiverem consumíveis,  separe seu lixo, ajude a quem recicla. As palavras que norteiam essa espécie de consumo são: Economizar, Reutilizar, Reconstruir e Reciclar em prol de um mundo sustentável.

Pode parecer bobo o que vou dizer, mas comprando as roupas do Brechó, ou de um Bazar, trocando peças com amigas, ou usando as roupas da sua irmã em vez de correr e comprar mais uma pilha de peças faz de você um Consumidor Consciente. Claro que você não vai deixar de comprar roupas novas, mas se há a possibilidade de ter uma peça bem parecida – ou igual -, pagar menos, e ainda ajudar o planeta, por que não fazer?

Quem quiser saber mais, acesse:

Beijões pra Vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário