quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Anos 50 e 60!


Acharam que nosso giro histórico tinha acabado? Nem pensar, meninas! Ainda temos muito que ver por aqui, pois os anos posteriores ao pós-guerra marcaram de forma tão significativa a vida da moda mundial que merecem espaço privilegiado no nosso blog.

Anos 50: Época de total efervescência no mundo da moda. Ao contrário dos escassos anos 40, os anos 50 trouxeram uma infinidade de tecidos, e provocaram a ascensão de nomes e marcas do universo fashion. A grande estrela desses anos foi Christian Dior, responsável pelo “New Look”. Essa criação era composta por tailleurs cinturados, em conjunto com saias volumosas, com metros e metros de tecido, até os tornozelos. O visual representava toda a feminilidade da época. Foi aqui que surgiu o nosso tão amado – e doloroso! – salto agulha. Luvas, perfumes, e claro, maquiagens marcantes, principalmente para os olhos, ganharam significativa importância no dia a dia das mulheres.

Entre as mulheres mais famosas – e lindas! – da época, escolhi duas para mostrar: Audrey Hepburn e Brigitte Bardot. A primeira, símbolo de delicadeza e feminilidade inocentes.  A segunda representava a sensualidade dos anos 50.

Audrey Hepburn

Brigitte Bardot

Para os dias menos glamorosos, calças cigarretes, com sapatilha ou sapato estilo boneca, eram alternativas ótimas. No entanto, vestidos evasês tomara que caia, bolero, meia calça branca e óculos gatinha, eram os “xodós” das meninas.

Vale ressaltar que nos anos 50, MarlynMoroe protagonizou cenas memoráveis e caracterizou o chamado estilo Pin Up. Ser pin up significa estar sempre com cabelos e unhas impecáveis, usar e abusar de estampas poás, shortinhos, listras, pérolas, meias 7x8, saias curtíssimas, decotes marcantes, lenços e fitas, e, claro, o batom vermelho. Todas essas peças ajudam a formar a imagem de uma mulher alternando entre a inocência e a malícia. Característica que torna as pin ups populares até os dias de hoje. As musas Christina Aguilera, Kat Von D, Amy Winehouse, Kate Perry, entre tantas outras beldades famosas já aderiram ao estilo Pin Up, com direito a cabelo, maquiagem e batom vermelho!


Anos 60:A característica principal desses anos foi o caminho que a moda seguiu. Cada vez mais os padrões estavam sendo deixados de lado e a forma de vestir se adequava a personalidade de quem utilizava, refletindo ideologias e a iminente rebeldia da época.. As mulheres abandonaram os vestidos Dior e passaram a usar cigarretes e minissaias. Os Tailleur e Terninhos femininos se consolidaram como peças indispensáveis no guarda-roupa dos anos 60. 

Nesse cenário da moda, vale citar duas celebridades: Mary Quant, “inventora” das minissaias, e Twiggy, a menina dos cabelos curtos e cílios enormes, símbolo da geração anos 60. Para os homens da época, estrelas como James Dean e Elvis Presley eram os tops da moda!  


Twiggy

O tema das vestimentas era o mais variado possível. Vestidos em pirâmide, tecidos sintéticos, botas brancas, estampas psicodélicas, com listras e desenhos geométricos representavam os avanços tecnológicos e a modernidade. Em contraponto a tanto “futurismo”, algumas peças,como os vestidos de Yves Saint Laurent, ganhavam desenhos artísticos.

As cores vibrantes ganharam destaque tanto nas roupas quanto nos acessórios. Os sapatos, por exemplo, além de receberem maior leque de cores, também ganharam estampas. 





Pronto! Mais uma parte da nossa volta no tempo está finalizada! Dá próxima vez, venho com os anos 70 e 80.

Beijos enormes!!
Luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário